quarta-feira, 3 de abril de 2013

Áreas de Estudo Ed. Infantil


As áreas de Estudo da EI  são:
  1. CONHECIMENTO DE MUNDO
  2. ARTES VISUAIS
  3. LÍNGUA ORAL
  4. LÍNGUA ESCRITA
  5. MATEMÁTICA (LINGUAGEM MATEMÁTICA)
  6. MÚSICA
Essas áreas de Estudo não devem ser encaradas como disciplinas isoladas, pois elas têm caráter integrativo. O conteúdo deverá ser o meio gerador de fatos que estimularão a ação exploratória da criança, que assim construirá conceitos, métodos, atitudes e procedimentos de ação adequados à aprendizagem.
1. CONHECIMENTO DE MUNDO
  • Natureza seus fatos e fenômenos físicos e biológicos
  • Seres vivos características e formas de vida
  • Inter-relação do mundo vegetal, animal e mineral cadeia ecológica
  • Máquinas simples e motores e suas aplicações
  • Transportes e sua função no trabalho e lazer do homem
  • Profissões, profissionais, trabalho do homem e família
  • Cidadania: participação e interação nos grupos sociais/ construção do EU (autonomia,autoestima...)
  • Ciências físicas, biológicas e sociais.
2. ARTES VISUAIS
  • Gosto estético e senso crítico
  • Expressão do pensamento (artes plásticas e dramáticas)
  • Criatividade (reciclar)
  • As cores
  • As formas
  • Texturas na composição plástica
  • Lazer através das artes
3.LÍNGUA ESCRITA
  • Uso de grafismos como expressão de ideias e sentimentos
  • Formas de escrita como representação da língua oral
  • Uso da língua escrita dentro de seu nível de conhecimento
  • Interesse e curiosidade pela norma culta 

4. LÍNGUA ORAL
  • A fala como expressão de sentimentos, ideias e aspirações
  • Aperfeiçoamento da fala e compreensão
  • Aperfeiçoamento da articulação dos sons da fala
  • Aperfeiçoamento da pronúncia com vista a correção da língua falada
  • Uso do vocabulário adequado sua compreensão e ampliação
  • Expressão oral por meio de frases completas
  • Expressão por gestos, corpo e fala
5. LINGUAGEM MATEMÁTICA
  • Estruturas infralógicas
  • Estruturas lógicas
  • Noção de quantidade contínua e descontínua
  • Classificação de idéias, ordenação e seriação
  • Posição no espaço
  • Atributos de objetos
  • Formação de conjuntos
  • Pertinência, inclusão, exclusão e intersecção
  • Construção do número
  • Uso do raciocínio lógico na solução de problemas de grandeza
  • Interesse, curiosidade e afinidade pela ciência matemática
6. MÚSICA
  • Expressão corporal
  • Organização espacial
  • Desenvolvimento de ritmo
  • Aquisição de formas de lazer
  • Autodisciplina
  • Sensibilização do ouvido à escala musical
  • Aperfeiçoamento do gosto musical
  • Desenvolvimento do interesse pela produção musical.
Referência Bibliográfica:
RIZZO, Gilda. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. 4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. p. 87-93.

Nenhum comentário:

Postar um comentário