As
áreas de Estudo da EI são:
- CONHECIMENTO
DE MUNDO
- ARTES
VISUAIS
- LÍNGUA ORAL
- LÍNGUA ESCRITA
- MATEMÁTICA
(LINGUAGEM MATEMÁTICA)
- MÚSICA
Essas
áreas de Estudo não devem ser encaradas como disciplinas isoladas, pois elas
têm caráter integrativo. O conteúdo deverá ser o meio gerador de fatos que
estimularão a ação exploratória da criança, que assim construirá conceitos,
métodos, atitudes e procedimentos de ação adequados à aprendizagem.
1.
CONHECIMENTO DE MUNDO
- Natureza
seus fatos e fenômenos físicos e biológicos
- Seres
vivos características e formas de vida
- Inter-relação
do mundo vegetal, animal e mineral cadeia ecológica
- Máquinas
simples e motores e suas aplicações
- Transportes
e sua função no trabalho e lazer do homem
- Profissões,
profissionais, trabalho do homem e família
- Cidadania:
participação e interação nos grupos sociais/ construção do EU
(autonomia,autoestima...)
- Ciências físicas,
biológicas e sociais.
2.
ARTES VISUAIS
- Gosto
estético e senso crítico
- Expressão
do pensamento (artes plásticas e dramáticas)
- Criatividade
(reciclar)
- As
cores
- As
formas
- Texturas
na composição plástica
- Lazer
através das artes
3.LÍNGUA
ESCRITA
- Uso
de grafismos como expressão de ideias e sentimentos
- Formas
de escrita como representação da língua oral
- Uso
da língua escrita dentro de seu nível de conhecimento
- Interesse
e curiosidade pela norma culta
4.
LÍNGUA ORAL
- A
fala como expressão de sentimentos, ideias e aspirações
- Aperfeiçoamento
da fala e compreensão
- Aperfeiçoamento
da articulação dos sons da fala
- Aperfeiçoamento
da pronúncia com vista a correção da língua falada
- Uso
do vocabulário adequado sua compreensão e ampliação
- Expressão
oral por meio de frases completas
- Expressão
por gestos, corpo e fala
5.
LINGUAGEM MATEMÁTICA
- Estruturas
infralógicas
- Estruturas
lógicas
- Noção
de quantidade contínua e descontínua
- Classificação
de idéias, ordenação e seriação
- Posição
no espaço
- Atributos
de objetos
- Formação
de conjuntos
- Pertinência,
inclusão, exclusão e intersecção
- Construção
do número
- Uso
do raciocínio lógico na solução de problemas de grandeza
- Interesse,
curiosidade e afinidade pela ciência matemática
6.
MÚSICA
- Expressão
corporal
- Organização
espacial
- Desenvolvimento
de ritmo
- Aquisição
de formas de lazer
- Autodisciplina
- Sensibilização
do ouvido à escala musical
- Aperfeiçoamento
do gosto musical
- Desenvolvimento
do interesse pela produção musical.
Referência
Bibliográfica:
RIZZO,
Gilda. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. 4
ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. p. 87-93.
Nenhum comentário:
Postar um comentário