quarta-feira, 3 de abril de 2013

Modelo de Plano de Aula


PLANO DE AULA
Identificação:
Escola Estadual Dona Indá
Dâmaris Alcídia da Costa Melgaço
Turma: 1º Período
Ano 2013
Objetivos Gerais:
  • Conduzir a criança no caminho do autoconhecimento, na percepção de seu “eu” e do outro.
  • Interar-se por meio de dramatização das emoções, características físicas, emocionais das personagens.
Objetivos específicos:
     Que o aluno seja capaz de:
  •  Aprimorar conceito de masculino e feminino.
  •  Reconhecer a importância do outro nas relações intra e interpessoal.
  • Denominar as partes significativas do corpo humano.
  •  Elaborar cartazes.
  • Modelar forma humana, observando suas características. 
Conteúdos:

Área do Conhecimento:.........................

Língua oral: Língua escrita:          Conhecimento do mundo: Artes visuais.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS OU DESENVOLVIMENTO:
Fazer leitura da história “A Bela Adormecida” e explora-la oralmente.
a)    Quem são as personagens?
b)    Acontecimentos principais?
c)    O que liberta a princesa do sono?
Dramatizar a história com caracterização.
Sortear um menino e uma menina para representar as figuras masculina e feminina.
Desenhar, coletivamente, a princesa e o príncipe, por meio de contorno das personagens em papel manilha ou no chão.
Dialogar sobre as características comuns entre as personagens, bem como sobre as diferenças, tanto físicas quanto psicológicas.
Nomear as partes do corpo das personagens, por meio da escrita. O professor será o escriba.
Confeccionar com massinha de modelar bonequinhos que representem o gênero (masculino e feminino).
Expor os trabalhos sob o título “Homem e Mulher, esses somos nós”.
Recursos:
História: A Bela Adormecida, papel manilha, canetinhas, roupas ou fantasias (sala de faz-de-conta), e massinha de modelar.
Avaliação:
A aula foi bastante proveitosa pois os alunos participaram ativamente dos momentos de conto e reconto.Nas atividades que envolveram dramatização houve euforia e todos quiseram participar, foi possível trabalhar as noções de respeito, tempo, espera e coletividade.Os objetivos envolvendo gêneros masculino e feminino foram bem desenvolvidos. Todas as atividades desenvolvidas servirão de ponte para uma avaliação interdisciplinar e interativa com todas as áreas do Conhecimento.
PS: As relações inter e intrapessoais deverá ser constante, pois os alunos mostraram dificuldades em entender a presença do outro.


Um comentário:

  1. Adorei! Este mês de abril faz parte do planejamento onde trabalho, trabalhar os gêneros masculino e feminino.

    ResponderExcluir