PLANO
DE AULA
Identificação:
Escola Estadual Dona Indá
Dâmaris Alcídia da Costa
Melgaço
Turma: 1º Período
Ano 2013
Objetivos Gerais:
- Conduzir a criança no caminho do
autoconhecimento, na percepção de seu “eu” e do outro.
- Interar-se por meio de dramatização das
emoções, características físicas, emocionais das personagens.
Objetivos específicos:
Que o
aluno seja capaz de:
- Aprimorar conceito de masculino e
feminino.
- Reconhecer a importância do outro
nas relações intra e interpessoal.
- Denominar as partes significativas do
corpo humano.
- Elaborar cartazes.
- Modelar forma humana, observando suas
características.
Conteúdos:
Área do
Conhecimento:.........................
|
Língua oral: Língua
escrita: Conhecimento
do mundo: Artes visuais.
|
ENCAMINHAMENTOS
METODOLÓGICOS OU DESENVOLVIMENTO:
Fazer leitura da história “A
Bela Adormecida” e explora-la oralmente.
a) Quem
são as personagens?
b) Acontecimentos
principais?
c) O
que liberta a princesa do sono?
Dramatizar a história com caracterização.
Sortear um menino e uma
menina para representar as figuras masculina e feminina.
Desenhar, coletivamente, a
princesa e o príncipe, por meio de contorno das personagens em papel manilha ou
no chão.
Dialogar sobre as
características comuns entre as personagens, bem como sobre as diferenças,
tanto físicas quanto psicológicas.
Nomear as partes do corpo
das personagens, por meio da escrita. O professor será o escriba.
Confeccionar com massinha de
modelar bonequinhos que representem o gênero (masculino e feminino).
Expor os trabalhos sob o
título “Homem e Mulher, esses somos nós”.
Recursos:
História: A Bela Adormecida,
papel manilha, canetinhas, roupas ou fantasias (sala de faz-de-conta), e
massinha de modelar.
Avaliação:
A aula foi bastante proveitosa
pois os alunos participaram ativamente dos momentos de conto e reconto.Nas
atividades que envolveram dramatização houve euforia e todos quiseram
participar, foi possível trabalhar as noções de respeito, tempo, espera e
coletividade.Os objetivos envolvendo gêneros masculino e feminino foram bem
desenvolvidos. Todas as atividades desenvolvidas servirão de ponte para uma
avaliação interdisciplinar e interativa com todas as áreas do
Conhecimento.
PS:
As relações inter e intrapessoais deverá ser constante, pois os alunos
mostraram dificuldades em entender a presença do outro.
Adorei! Este mês de abril faz parte do planejamento onde trabalho, trabalhar os gêneros masculino e feminino.
ResponderExcluir