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Conteúdo Programático

Área: Formação Social e Pessoal
Unidade de Estudo: Filosofia da Educação Infantil

I. Introdução à Filosofia
II. Para que filosofia?
III. Origem da filosofia
IV. Mito e filosofia
V. As atitudes filosófica e crítica
VI. A reflexão filosófica
VIII. O Método Científico
·     Teoria do Conhecimento
·     O nascimento das Ciências
·     Filosofia das Ciências
VIII.  Filosofia Pré-Socrática
IX . Os sofistas
X. Sócrates
XI. Platão
XII. Aristóteles
XIII.  Metafísica Idade Média – Patrística , Escolástica e São Tomas de Aquino
XIV. Concepções filosóficas subjacentes às tendências do pensamento pedagógico
XV. Valores e objetivos da Educação
·     Dimensão axiológica da educação
·     Educação tradicional e suas bases axiológicas
·     Educação nova e suas bases axiológicas
·     Educação progressista e suas bases axiológicas
XV. Abordagem das concepções filosóficas da infância

Área: Formação Social e Pessoal
Unidade de Estudo: Sociologia da Educação Infantil

I. A Sociologia e o seu objeto de estudo
II. As Ciências Sociais e o processo histórico
III. As bases sociológicas da educação
IV. A educação como processo social
V. O papel da educação na estrutura social
VI. Educação e Diversidade cultural: currículo e cultura. Educação Inclusiva.
VII. A educação como uma prática simbólica
VIII. A escola como instituição social e sua articulação com outras instituições socializadoras: relação escola e família.
IX. Escolas, reprodução e transformação social.
X. Estado, classes sociais, ideologia e escola.
XI. Conceitos de criança e infância.
XII. A construção histórico-social do sentimento de infância.
XIII. A criança como sujeito de direitos, capaz de estabelecer múltiplas relações.
XIV. O papel da educação e da escola no processo de construção de identidade da criança.
XV. Criança e infância na sociedade contemporânea.

Área: Formação Social e Pessoal
Unidade de Estudo: História da Educação Infantil

I. Introdução à educação como objeto de estudo da história
·     Conceito de história e fontes documentais
·     Registro das atividades pedagógicas e a construção da memória da educação escolar
II. Educação, no mundo antigo e na modernidade
·     Educação na Grécia: formação do cidadão, do guerreiro, a educação familiar, Paidéia, a formação para a vida política
·     A cultura helenística
·     A educação romana: heróico-patrícia e a formação para o trabalho.
III.  O ensino jesuítico na educação brasileira
·     A pedagogia jesuítica e o processo civilizatório no período colonial
·     A Companhia de Jesus e a pedagogia da contra-reforma
·     O jesuíta e o ofício da catequese
·     Os colégios jesuíticos e o Ratio Studiorum
·     A era pombalina: desmantelamento do sistema colonial de ensino
IV.  Caráter aristocrático da instrução pública no Brasil do século XIX
·     Ensino elementar e alfabetização como tarefa da família
·     Preceptoria: memórias de uma educadora alemã
V. A infância e o processo político ao longo da História do Brasil, destacando as políticas sociais e o processo de construção do conceito de infância Estatuto da Criança e do Adolescente.

Área: Formação Social e Pessoal
Unidade de Estudo: Aspectos Antropológicos

I. Conceitos de Cultura, Pluralidade Cultural, Antropologia, Etnocentrismo, Multiculturalismo
II. Contribuições da antropologia para educação infantil
III. Diversidade étnico-cultural
IV. A escola como espaço sócio-cultural
V. As questões raciais, as minorias étnicas e sociais
VI. A cultura indígena
VII. Rumos da cultura brasileira
VIII. Intervenção do homem brasileiro na criação da cultura contemporânea
IX. Nova concepção do homem brasileiro

Área: Formação Social e Pessoal
Unidade de Estudo: Aspectos Biopsicológicos da Educação Infantil

I. A psicologia do desenvolvimento
II. Desenvolvimento pré-natal
III. Desenvolvimento emocional e social na primeira infância
IV. Desenvolvimento físico-motor
V. Desenvolvimento perceptivo
VII. Desenvolvimento social e auto-conceito (desenvolvimento da agressividade)
VIII. Socialização, família e escola
IX. O desenho infantil
X. O brincar

Área: Pesquisa e Tecnologia Aplicada à Educação
Unidade de Estudo: Informática

I. Os multimeios e sua influência no processo educativo
II. O computador na escola, a internet como fonte de informação
III. A informática na educação
IV. A exploração educacional do computador
V. Noções básicas de informática e apresentação de softwares aplicativos na produção de
conhecimentos
VI.  Consulta à base de redes de informação
VI.  Integração das tecnologias da informação e da comunicação nas propostas educativas

Área: Pesquisa e Tecnologia Aplicada à Educação
Unidade de Estudo: Pesquisa Educacional

I. Natureza da Ciência: fatos, leis e teorias
II. Método Científico
III. Enfoques teóricos e metodológicos da Pesquisa Científica
IV. Hipóteses e variáveis
V. Projeto de pesquisa
VI. Identificação de problemas que interferem no processo educacional
V. Escolha do objeto de pesquisa
VI. Normas Técnicas para a elaboração de trabalhos científicos
VII. Realização de pesquisa e apresentação de relatório com resultados encontrados

Área: Gestão
Unidade de Estudo: Organização e Funcionamento do Sistema de Ensino

I. A organização do ensino brasileiro
·     Sistema e Sistema Escolar
·     O que é sistema?
·     O que é sistema escolar?
·     Estrutura do sistema escolar
II. Sistema escolar brasileiro
·     Níveis de ensino
·     Modalidades de ensino
·     Funcionamento do sistema escolar
·     Direitos e deveres
III. Estrutura administrativa do ensino brasileiro
·     Princípios norteadores
·     Níveis administrativos:
·     Nacional
·     Estadual
·     Municipal
·     Recursos financeiros
IV. A Educação Infantil
·     Histórico da Educação Infantil
·     LDB: a legislação e a Educação Infantil
·     Educação Infantil e sua ressignificação dentro da concepção da Educação Básica.
·     Estrutura e organização da Educação Infantil como direito de todos e dever do Estado na construção da cidadania
·     Caráter assistencial e caráter político-filosófico da educação na infância.
·     Políticas públicas e Educação Infantil.
·     As creches e pré-escolas na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
·     A construção social da Educação Infantil, a concepção do currículo e do Espaço Físico da Educação Infantil: dinâmica, organização e funcionamento
·     Reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil e, de modo particular, em Minas Gerais
V. Organização formal da escola de Educação Infantil
·     A escola como organização
·     Estrutura administrativa da escola
·     Direção de escola
·     Orientação educacional e pedagógica
·     Regimento Escolar
VI. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (Regulamentação)
·     A organização do trabalho nas Instituições de Educação Infantil
·     Concepção de Currículo da Educação Infantil: o cuidado e a educação
·     Orientação Teórico-Metodológica dos eixos específicos que compõem o trabalho na educação infantil: linguagem, jogo, interação e organização do espaço e do tempo
VII.  O Profissionais da Educação Infantil
·     O educador e a lei
·     Formação

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