Conteúdo Programático
Área: Formação Social e Pessoal
Unidade de Estudo: Filosofia da Educação Infantil
I. Introdução à Filosofia
II. Para que filosofia?
III. Origem da filosofia
IV. Mito e filosofia
V. As atitudes filosófica e crítica
VI. A reflexão filosófica
VIII. O Método Científico
· Teoria do Conhecimento
· O nascimento das Ciências
· Filosofia das Ciências
VIII. Filosofia Pré-Socrática
IX . Os sofistas
X. Sócrates
XI. Platão
XII. Aristóteles
XIII. Metafísica Idade Média –
Patrística , Escolástica e São Tomas de Aquino
XIV. Concepções filosóficas subjacentes às tendências do pensamento
pedagógico
XV. Valores e objetivos da Educação
· Dimensão axiológica da
educação
· Educação tradicional e suas
bases axiológicas
· Educação nova e suas bases
axiológicas
· Educação progressista e
suas bases axiológicas
XV. Abordagem das concepções filosóficas da infância
Área: Formação Social e Pessoal
Unidade de Estudo: Sociologia da Educação Infantil
I. A Sociologia e o seu objeto de estudo
II. As Ciências Sociais e o processo histórico
III. As bases sociológicas da educação
IV. A educação como processo social
V. O papel da educação na estrutura social
VI. Educação e Diversidade cultural: currículo e cultura. Educação
Inclusiva.
VII. A educação como uma prática simbólica
VIII. A escola como instituição social e sua articulação com outras
instituições socializadoras: relação escola e família.
IX. Escolas, reprodução e transformação social.
X. Estado, classes sociais, ideologia e escola.
XI. Conceitos de criança e infância.
XII. A construção histórico-social do sentimento de infância.
XIII. A criança como sujeito de direitos, capaz de estabelecer
múltiplas relações.
XIV. O papel da educação e da escola no processo de construção de
identidade da criança.
XV. Criança e infância na sociedade contemporânea.
Área: Formação Social e Pessoal
Unidade de Estudo: História da Educação Infantil
I. Introdução à educação como objeto de estudo da história
· Conceito de história e
fontes documentais
· Registro das atividades
pedagógicas e a construção da memória da educação escolar
II. Educação, no mundo antigo e na modernidade
· Educação na Grécia:
formação do cidadão, do guerreiro, a educação familiar, Paidéia, a formação
para a vida política
· A cultura helenística
· A educação romana:
heróico-patrícia e a formação para o trabalho.
III. O ensino jesuítico na
educação brasileira
· A pedagogia jesuítica e o
processo civilizatório no período colonial
· A Companhia de Jesus e a
pedagogia da contra-reforma
· O jesuíta e o ofício da
catequese
· Os colégios jesuíticos e o
Ratio Studiorum
· A era pombalina:
desmantelamento do sistema colonial de ensino
IV. Caráter aristocrático da
instrução pública no Brasil do século XIX
· Ensino elementar e
alfabetização como tarefa da família
· Preceptoria: memórias de
uma educadora alemã
V. A infância e o processo político ao longo da História do Brasil,
destacando as políticas sociais e o processo de construção do conceito de
infância Estatuto da Criança e do Adolescente.
Área: Formação Social e Pessoal
Unidade de Estudo: Aspectos Antropológicos
I. Conceitos de Cultura, Pluralidade Cultural, Antropologia,
Etnocentrismo, Multiculturalismo
II. Contribuições da antropologia para educação infantil
III. Diversidade étnico-cultural
IV. A escola como espaço sócio-cultural
V. As questões raciais, as minorias étnicas e sociais
VI. A cultura indígena
VII. Rumos da cultura brasileira
VIII. Intervenção do homem brasileiro na criação da cultura
contemporânea
IX. Nova concepção do homem brasileiro
Área: Formação Social e Pessoal
Unidade de Estudo: Aspectos Biopsicológicos da Educação Infantil
I. A psicologia do desenvolvimento
II. Desenvolvimento pré-natal
III. Desenvolvimento emocional e social na primeira infância
IV. Desenvolvimento físico-motor
V. Desenvolvimento perceptivo
VII. Desenvolvimento social e auto-conceito (desenvolvimento da
agressividade)
VIII. Socialização, família e escola
IX. O desenho infantil
X. O brincar
Área: Pesquisa e Tecnologia Aplicada à Educação
Unidade de Estudo: Informática
I. Os multimeios e sua influência no processo educativo
II. O computador na escola, a internet como fonte de informação
III. A informática na educação
IV. A exploração educacional do computador
V. Noções básicas de informática e apresentação de softwares aplicativos
na produção de
conhecimentos
VI. Consulta à base de redes de
informação
VI. Integração das tecnologias
da informação e da comunicação nas propostas educativas
Área: Pesquisa e Tecnologia Aplicada à Educação
Unidade de Estudo: Pesquisa Educacional
I. Natureza da Ciência: fatos, leis e teorias
II. Método Científico
III. Enfoques teóricos e metodológicos da Pesquisa Científica
IV. Hipóteses e variáveis
V. Projeto de pesquisa
VI. Identificação de problemas que interferem no processo educacional
V. Escolha do objeto de pesquisa
VI. Normas Técnicas para a elaboração de trabalhos científicos
VII. Realização de pesquisa e apresentação de relatório com resultados
encontrados
Área: Gestão
Unidade de Estudo: Organização e Funcionamento do Sistema de Ensino
I. A organização do ensino brasileiro
· Sistema e Sistema Escolar
· O que é sistema?
· O que é sistema escolar?
· Estrutura do sistema
escolar
II. Sistema escolar brasileiro
· Níveis de ensino
· Modalidades de ensino
· Funcionamento do sistema
escolar
· Direitos e deveres
III. Estrutura administrativa do ensino brasileiro
· Princípios norteadores
· Níveis administrativos:
· Nacional
· Estadual
· Municipal
· Recursos financeiros
IV. A Educação Infantil
· Histórico da Educação
Infantil
· LDB: a legislação e a
Educação Infantil
· Educação Infantil e sua
ressignificação dentro da concepção da Educação Básica.
· Estrutura e organização da
Educação Infantil como direito de todos e dever do Estado na construção da
cidadania
· Caráter assistencial e
caráter político-filosófico da educação na infância.
· Políticas públicas e
Educação Infantil.
· As creches e pré-escolas na
Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
· A construção social da
Educação Infantil, a concepção do currículo e do Espaço Físico da Educação
Infantil: dinâmica, organização e funcionamento
· Reflexão sobre creches e
pré-escolas no Brasil e, de modo particular, em Minas Gerais
V. Organização formal da escola de Educação Infantil
· A escola como organização
· Estrutura administrativa da
escola
· Direção de escola
· Orientação educacional e
pedagógica
· Regimento Escolar
VI. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (Regulamentação)
· A organização do trabalho
nas Instituições de Educação Infantil
· Concepção de Currículo da
Educação Infantil: o cuidado e a educação
· Orientação
Teórico-Metodológica dos eixos específicos que compõem o trabalho na educação
infantil: linguagem, jogo, interação e organização do espaço e do tempo
VII. O Profissionais da Educação
Infantil
· O educador e a lei
· Formação
Excelente programa.
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